Resumo


O MÉTODO INTEGRAL E A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM
NECESSIDADES ESPECIAIS

ANA CECILIA OÑATIVIA



A capacidade de ler e escrever se configura como um importante pré-requisito
para a aquisição de outras aprendizagens escolares. De fato, como define Vygotsky
(1896-1934), a linguagem é um instrumento do pensamento. Numa sociedade letrada, a
leitura e escrita são instrumentos potencializadores do pensamento e a porta de acesso
ao mundo acadêmico. A pesar de todos os esforços destinados ao ensino destas
habilidades, muitas crianças, por diversos motivos, não conseguem se apropriar destas
habilidades e não desenvolvem, portanto, a competência lingüística. Ainda mais, crianças
com necessidades educativas especiais, se apresentam como um grande desafio para o
trabalho do educador que deverá estudar e utilizar instrumentos diferenciados que
atendam às necessidades específicas destas crianças.
Pretende-se neste capítulo apresentar o Método Integral criado pelo Dr. Oscar V.
Oñativia, na Argentina, com o intuito de alfabetizar crianças que apresentavam
dificuldades específicas de aprendizagem. Esta metodologia vem sendo usada no Brasil,
principalmente na área da educação especial, com as adaptações pertinentes a cada
caso. Apresentar-se-á primeiramente uma breve descrição desta metodologia
(fundamentos teóricos, etapas de aplicação e recursos didáticos), e seguidamente, as
adaptações necessárias para os casos específicos de deficiência intelectual, transtornos
invasivos do desenvolvimento, cegueira e surdez.

Referências Bibliográficas:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN: introdução aos parâmetros
curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. (Ensino de primeira à quarta série.)

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 25.ª ed. atualizada. Trad. Horácio Gonzáles
(et al.) São Paulo: Cortez, 2000.

OÑATIVIA, A. C. Método integral: aquisição da leitura e da escrita em dificuldades
específicas de aprendizagem. São Paulo: Memnon, 2000.

OÑATIVIA, A. C.Alfabetização em três propostas: da teoria à prática. São Paulo: Atica,
2009.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

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Ana Cecilia Oñativia