Método Integral
Criado pelo Dr. Oscar V. Oñativia, na década de 60, em Salta (Argentina) e usado pela primeira vez no Brasil pela psicopedagoga Celma V. Cenamo, na década de 70 para alfabetizar um menino surdo.
Atualmente é bastante usado no Brasil para alfabetizar crianças e jovens com necessidades especiais (autismo, surdez, ceguera, deficiência intelectual, entre outras).
Denominado INTEGRAL por contemplar simultaneamente os diferentes aspectos da língua: semântica, morfologia, sintaxe e fonologia. Possui uma fundamentação baseada num criterioso estudo da linguística, da neurologia e do desenvolvimento da escrita nos planos filo e ontogenético, em consonância com alguns teóricos como Lúria e Vygostsky.
ETAPAS DE APLICAÇÃO:
1) PICTOGRÁFICA: seguindo a línea filogenética do desenvolvimento da escrita a criança começa a estruturar suas primeiras frases usando o recurso das cartelas pictográficas, cuja cor de fundo indica a função gramatical que a palavra cumpre na frase e cujo símbolo-desenho é construído junto com a criança ou jovem, a partir do gesto indicativo da ação, objeto, qualidade, etc. que se deseja representar. O código das cores foi pré-estabelecido na época da sua criação, mas os símbolos-desenhos não são padronizados, nem impostos pelo aplicador.
2) DA ESCRITA: gradualmente, a criança ou jovem vai realizando a passagem das cartelas pictográficas para as cartelas palavra, mantendo a cor de fundo das cartelas. Num momento posterior vai sendo realizada a análise das palavras em sílabas.
2) DA ESCRITA: gradualmente, a criança ou jovem vai realizando a passagem das cartelas pictográficas para as cartelas palavra, mantendo a cor de fundo das cartelas. Num momento posterior vai sendo realizada a análise das palavras em sílabas.
Pictográficas: código de cores
As cartelas-desenho têm sua cor definida conforme a função gramatical das palavras que representam. No Brasil, é usado o seguinte código :
- cartelas brancas: indicam substantivos;
- cartelas amarelas: indicam artigos;
- cartelas laranja: indicam verbos;
- cartelas cinza: indicam adjetivos e numerais;
- cartelas azul-claro: indicam advérbios;
- cartelas brancas com moldura cor-de-rosa: indicam pronomes pessoais;
- cartelas cinza com moldura cor-de-rosa:indicam pronomes possessivos, interrogativos, demonstrativos, relativos e indefinidos;
- cartelas verdes, na metade de uma cartela: indicam preposições;
- cartelas metade verde e metade amarela:indicam contração de preposição e artigo;
- cartelas vermelhas, na metade de uma cartela:indicam conjunção;
- cartelas roxas, na metade de uma cartela:indicam interjeição;
- cartelas brancas, na metade de uma cartela: indicam os sinais de pontuação.
Adorei ver que você está atualizando o blog!!!
ResponderExcluirSucesso!
beijos
Dani