Método Integral



                                                  Método Integral








Criado pelo Dr. Oscar V. Oñativia, na década de 60, em Salta (Argentina) e usado pela primeira vez no Brasil pela psicopedagoga Celma V. Cenamo, na década de 70 para alfabetizar um menino surdo.

Atualmente é bastante usado no Brasil para alfabetizar crianças e jovens com necessidades especiais (autismo, surdez, ceguera, deficiência intelectual, entre outras).

Denominado INTEGRAL por contemplar simultaneamente os diferentes aspectos da língua: semântica, morfologia, sintaxe e fonologia. Possui uma fundamentação baseada num criterioso estudo da linguística, da neurologia e do desenvolvimento da escrita nos planos filo e ontogenético, em consonância com alguns teóricos como Lúria e Vygostsky.

ETAPAS DE APLICAÇÃO:


     1) PICTOGRÁFICA:  seguindo a línea filogenética do desenvolvimento da escrita a criança começa a estruturar suas primeiras frases usando o recurso das cartelas pictográficas, cuja cor de fundo indica a função gramatical que a palavra cumpre na frase e cujo símbolo-desenho é construído junto com a criança ou jovem, a partir do gesto indicativo da ação, objeto, qualidade, etc. que se deseja representar.  O código das cores foi pré-estabelecido na época da sua criação, mas os símbolos-desenhos não são  padronizados, nem impostos pelo aplicador.



   2) DA ESCRITA: gradualmente, a criança ou jovem vai realizando  a passagem  das cartelas pictográficas para as cartelas palavra, mantendo a cor de fundo das cartelas. Num momento posterior vai sendo realizada a análise das palavras em sílabas.

     

    Pictográficas: código de cores



      As cartelas-desenho têm sua cor definida conforme a função gramatical das palavras que representam. No Brasil, é usado o seguinte código :


  • cartelas brancas: indicam substantivos;
  • cartelas amarelas: indicam artigos;
  • cartelas laranja: indicam verbos;
  • cartelas cinza: indicam adjetivos e numerais;
  • cartelas azul-claro: indicam advérbios;
  • cartelas brancas com moldura cor-de-rosa: indicam pronomes pessoais;
  • cartelas cinza com moldura cor-de-rosa:indicam pronomes possessivos, interrogativos, demonstrativos, relativos e indefinidos;
  • cartelas verdes, na metade de uma cartela: indicam preposições;
  • cartelas metade verde e metade amarela:indicam contração de preposição e artigo;
  • cartelas vermelhas, na metade de uma cartela:indicam conjunção;
  • cartelas roxas, na metade de uma cartela:indicam interjeição;
  •  cartelas brancas, na metade de uma cartela: indicam os sinais de pontuação.

Um comentário:

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Atenciosamente
Ana Cecilia Oñativia